sexta-feira, 17 de abril de 2015

Bullying: uma simples palavra, mas com grandes consequências

   Esse tema também foi sugerido por uma amiga. Espero que goste.

  Bullying,  é um termo da língua inglesa que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

  Ou seja, algo que perturba muito alguém, geralmente com aparência ou jeito de ser. Obviamente eu sou contra.

  Não, nunca fui vítima. Claro que já fui zoada. Eu era uma menina de cabelos bem cheios, usava óculos (desde que tenho 2 anos), era/sou péssima em esportes, meio nerd e tinha os dentes meio tortinhos.

  Mas isso não era bullying. Não sei se porque eu era muito nova, ou morava no interior do estado, mas eu nem sabia o que era.

  Aí depois surgiu o termo. Só que para as pessoas, tudo é bullying. Isso dá nos nervos.

  Conheço algumas pessoas que já sofreram com isso. E pelo relato delas, realmente é uma barra. Mesmo não querendo, a pessoa começa a acreditar no que os outros dizem e se sente pra baixo. A minha sorte foi não acreditar no que os outros diziam. Mesmo não me achando linda e etc, tenho amor próprio.

  E a pessoa pode entrar em depressão. Um exemplo. Marina (nome aleatório), de 15 anos sofre bullying na escola.

  Ela pode entrar mesmo em depressão e se auto mutilar. E se de repente, sem querer, ela erre um pouco? E se ela cortar uma veia importante? E se ela não poder pedir ajuda? Ela poderia morrer.

  E as pessoas que praticaram bullying, se tiverem coração, vão se sentir culpadas e podem ter o mesmo problema.

  Os pais da garota vão se sentir culpados por não ter ajudado ou descoberto, o que pode causar separação.

  Ou então, ela pode não se automutilar. E sim, se drogar. Entrar no mundo das drogas e do crime.

  Ainda há a possibilidade de querer vingança e sair matando gente. Isso não é coisa de outro mundo ou de filme. É uma possibilidade.

  E outras milhares coisas podem acontecer com ela.

  Uma pessoa que admiro muito, uma das minhas melhores amigas, já sofreu bullying por ser cheinha.

  Os problemas na família só agravaram a situação. Ela falou que tinha pensado em se cortar e que tentou vomitar para perder peso.

  Mas viu o quanto isso era idiota e estava a prejudicando, então parou por si mesma. Por isso a admiro.

   Já vi várias campanhas, filmes e até as escolas falam disso, mas parece que não adianta, pois nada muda e os alunos continuam praticando bullying.

  Podem achar idiotice o que pode ter acontecido com a Marina. Até que você ou algum conhecido vire uma.

  Aí vai ficar revoltado, culpar o mundo e coisas do tipo. Pois nossa sociedade é isso. Cuidar do próprio umbigo e só.

______________________________

  Então, espero que tenha gostado. A próxima postagem pode demorar um pouco. A escola tá pesada. Mas eu volto.
  E eu procurando coisas pra não deixar o blog tão sério, que eu não sou assim. E esse blog tem que me definir, certo? Se tiver alguma ideia ou sugestão, comente.
  Email: nessa.nightowl@gmail.com

  Obs: Erica, obrigada pelo título. E Bruna, minha querida Darwin, obrigada pelo tema, amei escrever sobre.
 
  Obs²: Não inventei essa amiga. Realmente é verdade, mas obviamente não contarei.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário